SEMANA SANTA VARGEM GRANDE

 
 

Semana Santa



Seguindo a tradição da Semana Santa, em 2019, o Polo Gastronômico de Vargem Grande, vinculado ao programa Polos do Rio e com oferecimento da Cerveja Petra Puro Malte, estará apresentando as suas famosas Receitas do Mar, que todos os anos atraem centenas de visitantes para o bairro.


Nos dias do feriado santo, alguns artistas locais abrem seus ateliês para visitação com agendamento, os haras oferecem passeios guiados pela região e as hospedagens do bairro ficam lotadas. 


Além disso, nesse ano o Tira Caqui será em Vargem Grande e terá sua festa de encerramento exatamente no dia 21 de abril, domingo de Páscoa. Durante a safra do caqui, nos finais de semana, os Chefs do Polo estarão produzindo delícias com a fruta e apoiando esse movimento de grande importância para os nossos produtores locais.


















Tira Caqui


Há nove anos, o feriado de Tiradentes é a data escolhida para celebrar a safra do caqui, no Sistema Agrícola Tradicional do Maciço da Pedra Branca (SAT Pedra Branca), na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A festa do Tira-caqui, realizada em 21 de abril, é a culminância da colheita solidária, feita por agricultores(as), integrantes da Rede Carioca de Agricultura Urbana e da Rede Ecológica.


O evento é aberto ao público e marca o calendário anual agrícola da cidade desde 2011. Através das “colheitas solidárias”, pequenos grupos (10 a 15 pessoas) podem fazer o agendamento, mediante pagamento de um pequeno valor para os guias e para ajudar na acolhida do produtor. A partir daí os interessados podem subir a roça para conhecer de perto as plantações e colher quantos caquis quiserem, ou quantos couberem em suas sacolas.


O evento busca dar visibilidade a agricultura que resiste secularmente, produzindo alimento limpo, sem agrotóxico, e carbono zero. Também neste período de alta da safra, os agricultores esperam combater o desperdício da fruta pela ausência de mão de obra nas plantações e reduzir o preço do caqui do agronegócio.



*Saiba como participar das colheitas solidárias clicando aqui



Artistas plásticos


- Baiúca Art  – Tel: 99191-2295 - Estrada do Cabungui, 341

- Casa Sete – Tel: 99996-4255 - Estrada do Pacuí, 999 / Casa 7

- Cerâmica 13 – Tel: 98873-2583 – Estrada Mucuíba, 1955 / casa 13

- Cau Concreto Artesanal – Tel: 96480-0780 - Rua Agapanto, 24

  1. -Ela.B – Tel: 99263-5263 - Estrada Mucuíba, 1955 / casa 13

  2. -Liliana Nabarro - Tel: 99612-7004 - Estrada Mucuíba, 77 / Casa 10




Mapa