Vargem Grande um bairro verde


Vargem Grande é um bairro ainda rural que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro e tem lugar expressivo no roteiro turístico da cidade. Conhecido pelas riquezas naturais e pela tradição gastronômica, o bairro vem, desde os anos 80, atraindo visitantes e curiosos em busca de passeios ligados à natureza e experiências gustativas singulares. 


Gastronomia, tradição e históra


Além dos restaurantes tradicionais e suas particularidades como a carne de sol do Alpendre, as carnes na chapa do Gepetto, os frutos do mar do Skunna, a sofisticação dos pratos e o jardim impecável do Quinta, a costela no bafo do Gugut, a forte influência uruguaia do Don Pascual e as noites de música ao vivo em clima rústico do Tonamata, Vargem Grande segue em franco crescimento no que diz respeito à gastronomia.


Novidades e sabores relevantes


Os novos associado do Polo Gastronômico já possuem clientela fiel e atraem mais visitantes para o bairro. Desde a vasta variedade de sorvetes e picolés da Sol a Sol, até as pizzas e tapas feitos primorosamente no forno à lenha com ingredientes importados no Giro 867. São novidades que agregam valor à fama da boa comida do bairro. O Espaço Don, por sua vez, serve pratos típicos da culinária latina, enquanto que o Espaço NutriLuz surpreende pela integração com a natureza num ambiente para se conectar com a Terra, com hospitalidade humanizada e menu personalizado para cada cliente/hóspede.. Já a Queijaria chegou para salvar os moradores que sonhavam com produtos de qualidade para rechear a mesa de café da manhã, oferecendo também almoços rápidos e caldos deliciosos. Ainda temos o queridinho dos moradores, o Tô Na Boa, que serve petiscos e comidas caseiras super bem servidos (e a proximidade com o Parque Estadual da Pedra Branca dá um toque especial ao lugar). A novidade do momento é o Casa Três Bistrô & Suítes, um espaço super intimista com ares europues, que serve o melhor da gastronomia orgânica e tem 3 lindas suítes para aqueles que não conseguem ir embora do nosso bairro. A recém chegada Fregata Pizzeria que faz entregas diárias a partir das 18h, é a pizza mais pedida de toda a região. Também durante a noite, o VG Burguer abre para lanches rápidos e descontraídos com seus hamburguers artesanais.


E por último, e não menos importante, somos parceiros da Feria da Roça Agroecologia e Cultura, um movimento que que visa unir os produtores agrícolas do quilombo, dos quintais produtivos e das hortas locias. A feira acontece todos os domingos no Largo de Vargem Grande de forma independente e reune agroecologia, agricultura familiar, agricultura urbana, produtos orgânicos, dança, artesanato e expressões culturais em um ambiente criado para troca de saberes e sabores.  


Passeios, entretenimento, ecologia e cultura


Os passeios mais famosos são as trilhas e caminhadas pelas margens dos rios com águas sempre cristalinas e as cavalgadas (inclusive noturnas). Mas tem também visita guiada ao Quilombo Cafundá Astrogilda, igreja centenária, mini fazendinha, criadouro de animais silvestres, templo budista, espaços zen e inúmeras chácaras de plantas. O bairro ainda tem como tradição “esconder” artistas com trabalhos incríveis por entre suas casinhas e vielas. É possível encontrar obras de arte expostas em lugares inusitados. E para completar, Vargem Grande está a menos de 15 minutos da Prainha, paixão de todos os moradores do bairro. A praia é cercada por montanhas cobertas de vegetação nativa e é considerada por muitos um santuário ecológico. Protegida por surfistas, amantes da natureza e membros da ASAP.